Você tem ou já teve dúvida se um assunto pode ou não ser constelado?
Vamos esclarecer a dúvida
As leis sistêmicas podem ser aplicadas em todas as relações humanas. Família, finanças, relacionamentos amorosos, saúde e educação. Em todas estas áreas podem ter assuntos a constelar, sejam eles sofrimentos intensos ou problemas que vivem se repetindo.
A nossas dores e muitos dos problemas estão ligados a desordens no nosso sistema familiar que podem causar amores com visão turva das coisas, e fidelidade ao sofrimento de alguém desse sistema e exclusões. Se a gente se identificar com estas situações, podemos ser levados a repetir o destino e as dores que não são nossas de verdade.
Mas antes de tudo, o que são leis sistêmicas?
Bert Hellinger, filósofo e psicoterapeuta alemão, nos presenteou com as Constelações Sistêmicas Familiares com as 3 Leis da Vida, ou Leis do Amor que, segundo ele, desde sempre regem o mundo e as relações.
Lei do Pertencimento
Esta lei nos ensina que todos têm o direito de pertencer. Em cada família, os que vieram antes, pai, mãe, irmãos, avós, bisavós, aqueles que não sobreviveram e todos aqueles que de alguma forma foram prejudicados para que nossa família continuasse, pertencem para sempre. Não importa se são falecidos ou se estão distantes de nós por qualquer motivo, todos fazem parte, influenciam e são influenciados pela força da Lei do Pertencimento.
Lei do Equilíbrio
A Lei do Equilíbrio nos ensina que devemos retribuir o que recebemos, pois tudo no mundo responde à lei da troca, à compensação entre o dar e o receber.
As trocas em equilíbrio garantem o fluir da vida. Esta lei é a que garante a continuidade da espécie, pois como a meus pais não posso retribuir a vida, este é um grande presente que ganhamos de nossos pais e retribuo passando a vida adiante. Do contrário, a única coisa que posso fazer é ser grato aos meus pais por receber a vida.
Lei da Ordem
Esta lei nos ensina que cada pessoa tem seu lugar e deve ocupá-lo. Quem nasceu ou chegou primeiro, tem prioridade sobre aquele que vem depois em seu sistema familiar.
Como eu saberei identificar se tenho algo em desequilíbrio com relação a elas?
Todas as situações em que as pessoas se relacionam de alguma forma, e que podem estar difíceis de se resolverem sozinhas ou que a pessoa tem dificuldade em resolver, podem ser consteladas.
A constelação serve para mostrar o posicionamento daquela situação na sua vida. Qual o lugar de força do seu sistema familiar com relação àquela situação.
É aí que entram as 3 leis que expliquei acima. Elas são a trilha para trabalhar as dores de relacionamento amoroso, com os pais ou filhos, situações de doença, de trabalho, situações de problemas financeiros.
Tudo o que você se relaciona na vida, pode ser constelado, o que você precisa escolher é “onde me dói e eu não estou conseguindo resolver sozinho”.
E se eu tenho várias dores?
Você vai precisar escolher o que mais dói ou o que mais te atrapalha. O que te deixa deslocado e se sentindo fora do lugar, fora de contexto, sabe?
Se resolvendo isso você conseguirá tomar sua vida nas próprias mãos e seguir bem, seguir leve e alcançar o que mais deseja para trilhar suas melhores escolhas.
E pode ser que tenha mais de 1 assunto a constelar sim, mas vamos trabalhar um a um.
Você deseja sair desses contextos?
A Constelação pode ajudar você a se libertar de dores e disfunções, através do desenvolvimento de uma nova postura onde você observando as leis sistêmicas, pode garantir a sua saúde mental e equilíbrio.
Basta apenas começar. Analisar estes fatores acima e pensar o que pode estar em desequilíbrio na sua vida hoje que precisa de uma forcinha para se desenrolar.
Gostou desse artigo? Compartilhe com quem você gosta e acredita que esse texto possa ajudar a melhorar suas relações.
Aproveita e me segue no Instagram para ver mais conteúdos 😉
Tem vontade de participar de uma constelação? Agende sua sessão online!